Vantagens competitivas da digitalização

Apresentamos aqui as vantagens competitivas da digitalização, que irão deixar o seu negócio mais seguro e dinâmico.

A tecnologia evolui cada dia mais, e aqueles – tanto pessoas quanto empresas – que não a acompanham, ficam para trás, perdendo em competitividade e desempenho para os concorrentes.

As novas tecnologias permitem com que os trabalhos se tornem mais assertivos, além de otimizar tempo, ajudando com que esse tempo que seria destinado a uma determinada atividade, seja atribuído a outra que necessite de mais atenção.

De acordo com o mais recente estudo sobre Indústria 4.0 realizado pela PwC Brasil, no Brasil, apenas 9% das empresas se classificam como avançadas em relação a digitalização, porém, elas apostam que nos próximos anos poderá haver um avanço acelerado nessa área.

A digitalização ainda é algo novo, mas vem ganhando cada vez mais força nas empresas, que se planejam para aderir ao novo investimento. É claro que, além do investimento financeiro, é preciso investir, também, nas pessoas; os funcionários precisam estar preparados para receber essa nova tecnologia e conseguirem se adaptar, se beneficiando da mesma.

Seja de pequeno, médio ou grande porte, as empresas que ainda utilizam documentos físicos obtêm diversas desvantagens em seus cotidianos. Para que isso mude, é necessário melhorar os processos internos das empresas, ou seja, aderir a digitalização e torná-las, assim, mais competitivas.

Abaixo, selecionamos quatro tópicos para mostrar, na prática, as vantagens da digitalização de documentos.

Redução de custos da empresa

Na maioria das empresas, todos os dias são impressos uma grande quantidade de documentos, relatórios, recibos e mais. Essa papelada é essencial, porém, é fato que não há necessidade de que elas sejam todas impressas.

Gastos desnecessários com papel, suprimentos para as impressoras (toners, cartuchos), eletricidade e mais podem ser poupados ao aderir a digitalização.

Isso não significa que se deve parar de utilizar as impressoras, mas otimizar processos e diminuir o consumo.

Além de reduzir os custos com essas mudanças, a empresa também se torna mais sustentável.

Melhoria no processo de transformação digital  

A digitalização é um grande passo para a transformação digital. Ao tornar sua empresa mais digitalizada – e tecnológica –, você permite com que a organização dê mais passos até a transformação, inovando, melhorando o desempenho, aprimorando a experiência dos funcionários e dos clientes, e permitindo que, a longo prazo, aconteça evoluções no modelo de negócio.

Maior controle sobre os documentos

Ao aderir a digitalização de forma correta, fazendo também toda a gestão de documentos, torna-se possível saber exatamente qual usuário digitalizou ou imprimiu um determinado documento, de qual departamento aquele documento pertence, permitir acesso aos usuários de acordo com cada setor e mais.

Melhor performance nos processos

As documentações digitalizadas ficam disponíveis a todos os membros da empresa, permitindo com que os gestores e os funcionários tenham mais autonomia no dia a dia, proporcionando, assim, mais agilidade para a empresa como um todo.

Tornar uma empresa digitalizada não é tão simples quanto parece, então, é muito importante que se tenha o auxílio de uma empresa especializada para realizar esse trabalho com profissionalismo, qualidade e segurança.

A Rework, empresa especializada em outsoucing de impressão, trabalha para auxiliar em todo o processo de gerenciamento, ficando responsável por toda a gestão, fornecimento de equipamentos, controle de suprimentos e suporte.

Fonte do estudo citado no terceiro parágrafo: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/servicos/consultoria-negocios/2016/pwc-industria-4-digitizacao-vantagem-competitiva-brasil-16.html

Deseja obter um orçamento? Dúvidas ou sugestões? Envie-nos sua mensagem!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn